Agência de Inovação e Propriedade Intelectual
Transformando Conhecimento em Riqueza

Histórico

Na condição de órgão suplementar da Reitoria, a Agência de Inovação e Propriedade Intelectual tem como missão principal a gestão das políticas institucionais de inovação tecnológica e propriedade intelectual, bem como promover a articulação com o setor empresarial no desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores.

A proposta de criação da Agência surgiu da participação da UEPG de um Edital de Chamada Pública MCT/FINEP/AÇÃO TRANSVERSAL – TIB/NIT – 02/2006 promovido pela Finep, tendo como objeto a implantação de Núcleos de Inovação Tecnológica - NIT´s em Instituições de Ciência e Tecnologia - ICT´s.
Este Edital resultou em um convênio firmado em 29/09/2006, o qual se intitula Rede Paranaense de Gestão em Propriedade Intelectual. Fazem parte deste convênio: UEPG, UNICENTRO, UFPR, UTFPR, IEP, REPARTE e TECPAR.

A partir de então, deu-se início aos trabalhos de capacitação e qualificação profissional, aquisição de bens, estruturação física e consolidação das minutas de propostas de criação e regimentação, homologadas pelo Conselho Universitário em 20/06/2008.

Em 27 de Julho de 2011, com a resolução UNIV nº 31 foi estabelecido uma estrutura para a AGIPI, a qual passou a ser composta pela diretoria, pelo escritório de propriedade intelectual e transferência de tecnologia (EPITEC), pela incubadora de projetos inovadores e por uma secretaria de apoio administrativo.

No final de 2012 a Agência concorreu na chamada pública nº 12 da Fundação Araucária, tendo sido contemplada através do ato nº 18/2013 da referida entidade com o projeto “Fomento à celebração de contratos de transferência de tecnologia na Universidade Estadual de Ponta Grossa”, em fase de contratação. Com este novo aporte de recursos, projeta-se o desenvolvimento de uma política eficaz de geração de conhecimento e riqueza para a comunidade dos Campos Gerais.