Núcleo de Estudos e Formação de Professores
em Educação para a Paz e Convivências - NEP/UEPG
Projeto de Extensão oficial e aprovado pelas instâncias superiores da UEPG/PR

- nep@uepg.br -


 

CURSO DE EDUCAÇÃO PARA A PAZ: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA (7 edição).

 

Coordenação: Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR. Curso de Extensão regulamentado pela Pró-Reitoria de Extensão. Parceria com a Defensoria Pública do Estado do Paraná e com o Juizado de Violência contra a Mulher e anexos de Ponta Grossa/PR

Certificação 40 horas (certificado previsto para Março de 2018).
Local: Campus Central da UEPG - Bloco B - Sala 121.
Número de vagas: até 30 participantes.
Publico-alvo: 1. Professores da Educação Básica (Rede pública), 2. Professores da Educação Básica (Rede privada) 3. Acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas. 4. Acadêmicos de Serviço Social. 5. Acadêmicos de Psicologia.. Observação: em caso de número de inscritos superior ao de vagas, a seleção será feita priorizando a sequência definida no público-alvo. (1,2,3,4 e 5), independente da ordem de inscrição.

METODOLOGIA: MÓDULO 1: Dias 17, 18 e 19 de Julho das 8:00 as 11:30 hs e das 13:00 as 17:00. MÓDULO 2: Agosto/Setembro - Plano individual de Estudos e Orientações (definidas com cada cursista de acordo com rotinas profissionais). MÓDULO 3: Dias 21 e 28 de Setembro das 19:00 às 22:00 hs (local a definir). P.S.: o módulo 2 serve para estudos de aprofundamento individual e aplicação de projeto piloto em práticas pedagógicas.O Certificado só será emitido para os participantes em TODAS AS ETAPAS/ATIVIDADES.

CONTEÚDO: Educação para a Paz: complexidade e transversalidade na escola do século XXI. Metodologia dos valores humanos aplicados à educação. Metodologia da educação em direitos humanos no contexto escolar. Estudos de mediação de conflitos e das práticas restaurativas na escola. Metodologia da ecoformação em educação. As vivências e convivências na escola: corporeidade e ludicidade. Projetos em Educação para a Paz.

INSCRIÇÕES: Entre 12 de junho e 30 de junho de 2017.
Procedimentos: apenas por email: culturadepazuepg@gmail.com
1. Enviar dados: nome completo, R.G, CPF, formação (institução e ano), local de docência e justificativa pelo interesse do curso. No caso de acadêmicos: informar a graduação, instituição e período que está cursando, além da justificativa e dados dos documentos.
2. Aguardar confirmação da pré-inscrição.
3. A confirmação dos participantes selecionados será enviada até o dia 02 de Julho.
4. Confirmar até 05 de julho, se realmente participará, para atualização da lista de segunda chamada, que será enviada até 07 de Julho.
*** O Curso não tem custos. Evento de Extensão gratuito da *Universidade Estadual de Ponta Grossa.*
#UniversidadePúblicaGratuitaedeQualidade.

 

 

Ações do NEP/UEPG no primeiro semestre de 2017

 

•  Parceria da UEPG com o Ministério dos Direitos Humanos no Programa Pacto do Ensino Superior pela Diversidade, Direitos Humanos e Cultura de Paz (MEC-MDH-SETI/PR)

•  Participação de Mesa-redonda sobre Direitos Humanos e Cultura de Paz em evento promovido pelas Faculdades Sagrada Família (Ponta Grossa – PR)

•  Parceria com a Defensoria Pública do Estado do Paraná, o Juizado de Violência contra mulher e a Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, para projetos em Educação em Direitos Humanos.

•  Participação em Curso de Justiça Restaurativa, com Kay Pranis (EUA) uma das maiores autoridades mundiais no tema.

•  Diálogo sobre Cultura de Paz com adolescentes do Projeto Transformando Gerações (Ponta Grossa)

•  Curso de Inteligência Social para servidores da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

•  Curso de Cultura de Paz na Maturidade, em parceria com a Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI-UEPG)

•  Palestra sobre Cultura de Paz na Infância, proferida na Sociedade Espírita Francisco de Assis (Ponta Grossa).

 

 

 

 

 

Atividades do NEP/UEPG – Dezembro de 2016

 

Integrantes do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências (NEP/UEPG) assinam dois capítulos da obra “Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade III”, lançada no último dia oito de dezembro, durante o Seminário de Cultura de Paz da Universidade Federal do Ceará (UFC). A organizadora do livro, professora Doutora Kelma Socorro Lopes de Matos é uma das principais pesquisadoras da temática da Cultura de Paz na América Latina, coordenando o Grupo de Pesquisa “Cultura de Paz, Juventudes e Docentes” na UFC, onde já foram produzidas dezenas de pesquisas de mestrado e doutorado discutindo as interfaces da Cultura de Paz com os valores humanos, direitos humanos, mediação de conflitos, meio ambientes entre outros.
O NEP/UEPG, coordenado pelo Prof. Dr. Nei Alberto Salles Filho atua em colaboração com o grupo de pesquisas da UFC, tendo suas pesquisas publicadas nos últimos anos dentro desta parceria. Com isso, a UEPG e a UFC consolidam-se como instituições que protagonizam com um grupo em torno de dez IES brasileiras, estudos inovadores nessa temática. Segundo Salles Filho, docente do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas, o NEP/UEPG, além de atuar em ações extensionistas com a formação de recursos humanos em ações de prevenção de violências, mediação de conflitos e educação para a paz, também produz conhecimento sistematizado destas experiências, gerando a produção científica que repercute em publicações nacionais.
Nesta obra, os capítulos de autoria de integrantes do NEP/UEPG são: “Cultura de Paz, identidade terrena e educação para a compreensão: interfaces à luz da teoria da complexidade” de autoria de Nei Alberto Salles Filho e Virginia Ostroski Salles e “Cultura de Paz e Educação para a Paz: a transformação na ação de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Estado do Paraná” de autoria de Nei Alberto Salles Filho, Carla Patrícia Marcondes de Albuquerque e Gracieli Aparecida Riffert. O lançamento da obra na UEPG está previsto para o mês de fevereiro de 2017, com uma mesa-redonda sobre o tema, ao mesmo tempo em que serão apresentadas as ações do NEP/UEPG para o decorrer do ano.

 

 

 

 

Participação do NEP/UEPG em eventos científicos do segundo semestre de 2016

Julho/2016 - Mesa redonda no EDUSOPARANA - Congresso Paranaense de Pedagogia Social. Participação das Professoras Doutoras Silvana Stremel e Jacyara Manhoga Paiva e com o Professor Doutor Nei Alberto Salles Filho (NEP/UEPG). Temas sobre Escola de Tempo Integral e Educação para Paz! (UEPG/PR)

Julho/2016 – ESOCITE 2016 - Jornada Latino Americana de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, ampliando a discussão da Complexidade, Ecoformação e Cultura de Paz em relação à CTS. Refletindo sobre cenários futuros. (UTFPR/Curitiba)

Setembro/2016 - Dialogando sobre Educação para Paz e Conflitologia na I JORNADA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM JUSTIÇA RESTAURATIVA, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Novembro/2016 - Participando do II Congresso Internacional de Direitos Humanos e Políticas Públicas: desigualdades e intolerâncias em tempos de crise, na PUC/PR. Discussão: Pedagogia dos Direitos Humanos no contexto da Educação para a Paz: elementos a partir dos estudos de Johan Galtung.

 

 

 

Atividades do NEP/UEPG – Novembro de 2016

 

Encerramento da quarta educação do Curso "Cultura de Paz como tecnologia social". O curso de 40 horas formou mais de uma centena de profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social nas questões relativas à Educação para a Paz. As oficinas tematizaram Valores Humanos, Direitos Humanos, Conflitologia, Ecoformação e Vivências/Convivências de Paz. O curso terá a quinta edição em 2017.

 

 

Ainda no mês de novembro, em Prudentópolis/PR, contribuindo na capacitação de profissionais da saúde e assistência social. Parceria entre NEP/UEPG e SESA/Prudentópolis. Tema: Cultura de Paz integrada às politicas de saúde e assistência: conceitos e vivências.

 

 

 

Atividades do NEP/UEPG – Outubro de 2016

 

Encerramento da sétima edição do Curso “Educação para a Paz: Fundamentos e Metodologia”. O Curso de 40 horas, para profissionais da Educação, discutiu questões das violências escolares e formas pedagógicas para a prevenção. Em 2017, será realizada a oitava edição, de forma gratuita, aberta para educadores.

 

Ainda no mês de outubro, o NEP/UEPG colaborou em evento promovido pela Secretaria de Saúde do Município de Irati/Paraná. O evento, que reuniu profissionais da educação, saúde e assistência social, além de membros de conselhos municipais e comunidade em geral, tematizou as questões da Prevenção das Violências com o foco em Cultura de Paz. O coordenador do NEP/UEPG, prof. Dr. Nei Alberto Salles Filho, proferiu a palestra de abertura com o tema “Cultura de Paz e educação integral: a busca de ações concretas”.

 

 

 

Atividades do NEP/UEPG – Setembro de 2016

 

A Semana da Paz em Ponta Grossa (21 a 28 de setembro) contou com inúmeras ações. A abertura da SEMANA DA PAZ - 2016 foi uma parceria NEP/UEPG, NRE/PG e OAB/PG. Um encontro com pessoas sintonizadas a outras perspectivas possiveis para a sustentabilidade da vida e do planeta. "Não basta ser a favor da paz, é preciso repudiar todas as formas de violência". Mesa redonda de abertura com Francisca Júlia Camargo Dresch (NRE/PG), Rafael Trentin Scremin (SEED/PR) e Nei Alberto Salles Filho (NEP/UEPG).

 

 

Ainda no mês de setembro, presença do NEP/UEPG em palestra aos profissionais da Educação da Região de Ivaiporã/Paraná, em parceria com o Núcleo Regional de Ivaiporã.

 

 

 

 

Atividades do NEP/UEPG – Julho de 2016

 

O Núcleo de Educação para a Paz (NEP/UEPG) realizou mais uma etapa do Curso de Formação em Fundamentos e Metodologia da Educação para a Paz. O evento, realizado em julho de 2016, concentrou aproximadamente cinquenta profissionais da educação e assistência social, que participaram de Oficinas Pedagógicas com o tema gerador: Pedagogia das Vivências/ Convivências como eixo da Educação para a Paz. De acordo com o Prof. Dr. Nei Alberto Salles Filho, coordenador do NEP/UEPG, as oficinas estão relacionadas aos outros temas já desenvolvidos ao longo do curso (desde março de 2016) como Valores Humanos, Direitos Humanos, Conflitologia e Ecoformação que, juntos, compõe a unidade dos estudos da Educação para a Paz na perspectiva do Pensamento Complexo de Edgar Morin, que é o foco dos trabalhos do NEP/UEPG. O curso tem continuidade no segundo semestre, com mais questões teóricas e práticas.

 

 

Atividades do NEP/UEPG – Junho de 2016

 

 

O Núcleo de Educação para a Paz da UEPG promoveu (01/06) uma mesa-redonda sobre desafios referentes ao Plano Nacional de Educação (PNE), Sistema Nacional de Educação (SNE), Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi) / Custo Aluno Qualidade (CAQ) e sobre a Direito à Educação. A ação foi dentro da Semana de Ação Mundial pela Educação (SAM/2016) que ocorre simultaneamente em mais de 100 países com apoio da UNESCO, UNICEF e, no Brasil, também pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Agradecemos a participação de Neide Keiko Capelletti (UEPG), Rommy Salomão (SME/FASF) e Chirlei Pereira (UEPG/SME) que contribuíram muito para as reflexões. Saímos com muitas inquietações, provocações e muita clareza que precisamos nos unir mais pela Educação.

 

Atividades do NEP/UEPG – Maio de 2016

 

Participação do NEP/UEPG em Conferência Internacional

Profissionais integrantes do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências (NEP) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, participaram, entre os dias 23 a 28 de maio, da Conferência Internacional sobre os Saberes para a Cidadania Planetária, que ocorreu em Fortleza/Ceará. O evento, organizado pela Universidade Estadual do Ceará em parceria com a Universidade Católica de Brasília e a UNESCO, trouxe inúmeros pesquisadores sobre a Teoria da Complexidade e do pensamento transdisciplinar, tanto da América Latina como da Europa.

Entre os conferencistas, nomes como Antonio Nóvoa (Universidade de Lisboa), Lidia Brito (UNESCO), Ubiratan D’Ambrosio (UNICAMP), Saturnino de la Torres e Maria Antonia Pujol (Universidade de Barcelona), Ana Cecília Martinez (México), Jaqueline Moll (UFRGS), Edgar Assis de Carvalho (PUCSP), Luis Carrijo (UNESCO) e Senador Cristovam Buarque, entre outros, que enfatizaram as discussões com base no pensamento do filósofo francês Edgar Morin, que apontam para uma Cidadania Planetária como mudança no indivíduo, na sociedade e no planeta, visando um presente e um futuro com mais humanidade e sustentabilidade.

Além da participação em todo o evento, os profissionais do NEP/UEPG apresentaram resultados de suas pesquisas e trabalho desenvolvidos no campo da Cultura de Paz e Educação para a Paz, que tem como base a Teoria da Complexidade e, constituem-se em caminhos atuais e futuros para a sociedade e a educação ao longo do século XXI.

O NEP/UEPG desenvolve ações de estudo e extensão nas áreas da Cultura de Paz e Educação para a Paz, propondo a abordagem complexa e transdisciplinar da perspectiva da paz, constituída em relação a cinco componentes interligados: a pedagogia dos Valores Humanos; pedagogia dos Direitos Humanos, pedagogia da Conflitologia, pedagogia da Ecoformação e pedagogia das Vivências/Convivências.

Clique para ampliar

Conferência do Dra. Lidia Brito (UNESCO)

Profissionais que atuam do Núcleo de Educação para a Paz

Apresentação de trabalho científicos

 

 

O NEP/UEPG segue com suas ações no ano letivo de 2016.

 

Curso de Extensão: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação para a Paz (7ª edição) Realizado com profissionais da Educação, Assistência Social e Saúde.

 

Curso de Extensão: Educação para a Paz como Tecnologia Social (3ª edição)

Realizado com profissionais da Educação, Instituições Socioeducativas e Policia Militar.

 

Grupo de Estudos em Complexidade, Transdisciplinaridade e Cultura de Paz.

Aprofundamento teórico em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

 

Clique nas imagem para ampliar

 


Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivência - NEP/UEPG
nep@uepg.br
Copyright © 2009 UEPG - Núcleo de Tecnologia de Informação - NTI