Núcleo de Estudos e Formação de Professores
em Educação para a Paz e Convivências - NEP/UEPG
Projeto de Extensão oficial e aprovado pelas instâncias superiores da UEPG/PR

- nep@uepg.br -


 

Coordenador relata ações e estudos do NEP/UEPG no Ceará


por Assessoria de Imprensa

O professor Nei Alberto Salles Filho, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (Demet) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), participa do VI Seminário de Cultura da Paz, Educação e Espiritualidade, na Universidade Federal do Ceará (UFC). O seminário é organizado pelo grupo de Pesquisa Cultura da Paz, Espiritualidade, Juventudes e Docentes, da Faculdade de Educação da UFC, coordenado pela professora Kelma Socorro Lopes de Matos. O objetivo é fazer o público refletir sobre a promoção da paz no cotidiano e sua sistematização através de práticas voltadas para as áreas da Educação.

O professor Nei Alberto Salles Filho é coordenador do projeto de extensão ‘Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências - NEP/UEPG (www.uepg.br/nep). Ele ressalta que este é um tema emergente no campo educacional e o grupo da UFC é referência no Brasil e na América Latina em pesquisa sobre a Cultura de Paz. Destaca que o evento teve a participação de Ana Maria Freire (Nita), viúva do educador Paulo Freire, que, em palestra, disse que o pano de fundo da obra de Freire era a Cultura de Paz, entendida como processo se superação de injustiças e desigualdades sociais.

Durante o evento, o professor Nei Alberto Salles Filho proferiu palestra que tratou dos estudos referentes às ações do NEP/UEPG que abordam a Educação para a Paz como campo pedagógico do paradigma da Cultura de Paz. Ainda teve dois artigos aprovados e apresentados no evento, onde aponta que a Educação para a Paz tem suas bases numa perspectiva transdisciplinar entre as áreas dos valores humanos, direitos humanos, mediação de conflitos, ecoformação e convivências humanas. Tais questões compõem também seus estudos do Doutorado em Educação, em fase de conclusão no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG, orientado pela Profa. Dra. Silvia Christina Madrid.

Além disso, ocorreu o lançamento do Livro Cultura de Paz, Ética e espiritualidade II, que contou com um capítulo escrito pelo professor Nei Alberto Salles Filho, tratando da análise da Cultura de Paz na perspectiva de documentos recentes da ONU e da UNESCO. A participação no evento e a parceria com o Grupo de Pesquisa da UFC são fundamentais para a qualificação do Núcleo de Educação para a Paz da UEPG.

 


Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivência - NEP/UEPG
nep@uepg.br
Copyright © 2009 UEPG - Núcleo de Tecnologia de Informação - NTI