Núcleo de Estudos e Formação de Professores
em Educação para a Paz e Convivências - NEP/UEPG
Projeto de Extensão oficial e aprovado pelas instâncias superiores da UEPG/PR

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      Na última sexta-feira (18/03) foi defendida a tese de doutorado intitulada “Cultura de Paz e Educação para a Paz: olhares a partir da Teoria da Complexidade de Edgar Morin”. Fruto de pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG), a tese de doutorado aprovada é de autoria do professor Nei Alberto Salles Filho, docente e coordenador do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz na instituição. A orientação da tese foi da Profa. Dra. Sílvia Christina Madrid (UEPG).

      Segundo o autor a tese, de cunho teórico, aponta para questões pertinentes ao campo da Educação para a Paz, considerada como o ramo pedagógico dos processos de Cultura de Paz, que já possui décadas de desenvolvimento na Europa e que, apenas nos últimos dez anos, passa a ser entendida e pesquisada seriamente na América Latina. A pesquisa trata com densidade aspectos da Teoria da Complexidade de Edgar Morin, um dos principais epistemólogos da complexidade na atualidade, construindo uma referência de análise que possa ser aplicada à inúmeros projetos e programas relacionados aos temas pertinentes à Cultura de Paz e Educação para a Paz.

      Como reflexão específica, ao tratar o desenvolvimento de muitas matrizes da Educação para a Paz nas últimas décadas, a tese aponta a construção de alternativas para a Educação para a Paz a partir das Cinco Pedagogias da Paz, tratadas pelo autor: Pedagogia dos Valores Humanos, Pedagogia dos Direitos Humanos, Pedagogia da Conflitologia, Pedagogia da Ecoformação e Pedagogia das Vivências/Convivências. Além disso o exame rigoroso de documentos da ONU e da UNESCO apontaram a Educação para a Paz, juntamente com a Educação para ao Desenvolvimento sustentável como as bases destes organismos internacionais para o período entre 2015-2030, mostrando a importância deste estudo na atualidade.

      A banca examinadora que avaliou e aprovou a tese foi composta pela Profa. Dra. Kelma Lopes de Matos, da Universidade Federal do Ceará e uma das mais respeitadas pesquisadoras da temática da Cultura de Paz na América Latina, a Profa.Dra. Araci Asinelli-Luz, da Universidade Federal do Paraná e das professoras doutoras do PPGE/UEPG Ana Luiza Ruschel Nunes e Rita de Cássia da Silva Oliveira. Para o autor, a tese fortalece o trabalho do Núcleo de Educação para a Paz da UEPG, que já tem visibilidade nacional, além de proporcionar a abertura de projetos de pesquisa no tema.

 

 

 


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