Núcleo de Estudos e Formação de Professores
em Educação para a Paz e Convivências - NEP/UEPG
Projeto de Extensão oficial e aprovado pelas instâncias superiores da UEPG/PR

- nep@uepg.br -


Quem Somos

O Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências (NEP/UEPG) é formado por profissionais das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências da Saúde, além de acadêmicos de diferentes cursos de graduação que, nas suas práticas profissionais e sociais desenvolvem propostas pedagógicas relacionadas às convivências humanas, com foco nas questões relativas à Cultura de Paz e Educação para a Paz.

O NEP/UEPG é conduzido conceitualmente pelas questões do pensamento complexo de Edgar Morin, pela teoria pedagógica de Paulo Freire e, tem como componentes estruturantes, as “cinco pedagogias da paz” (Pedagogia dos Valores Humanos, Pedagogia dos Direitos Humanos, Pedagogia da Conflitologia, Pedagogia da Ecoformação e Pedagogia das Vivências / Convivências) tratadas à luz da transdiciplinaridade.

A participação no NEP/UEPG é de caráter voluntário, marcada por momentos de estudos coletivos, palestras, oficinas e cursos, além da atenção permanente à dimensão acadêmica, com a análise e a produção científica fruto das experiências desenvolvidas. Portanto a concepção de projeto extensionista como parte da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, permite ao NEP/UEPG um papel fundamental dentro das práticas sociais, pedagógicas e dos trabalhos de pesquisa, por um lado, com profissionais que atuam em diferentes espaços profissionais, além de docentes e do ensino superior, visando redimensionar visões teóricas e práticas sociais/pedagógicas relacionadas à Cultura de Paz.

O NEP/UEPG também incorpora com densidade a discussão sobre a “Agenda 2030 da ONU”, que trata dos objetivos e metas para o desenvolvimento sustentável no período 2015-2030, já incorporadas pelo Governo Federal e Governo do Estado do Paraná. Portanto os documentos da ONU e da UNESCO representam um laço efetivo com um pensamento ampliado relacionado à “Educação para a cidadania global” proposta pelas Nações Unidas, que tem como aspectos centrar a Educação para a Paz e a Educação para a Sustentabilidade.

Além da visão ampliada, o NEP/UEPG está ligado às pesquisas e reflexões atuais sobre as violências, os estudos sobre convivências e clima escolar e atento ao movimento que internacionalmente é conhecido como Investigação para a Paz (Peace Research). Como conceito básico para o trabalho está o entendimento da Educação para a Paz como o processo pedagógico de resolução não-violenta dos conflitos, entendo os conflitos como inerentes aos seres humanos e às instituições educacionais. Logo a percepção sobre Paz é ampliada da questão apenas da espiritualidade, harmonia e tranquilidade – mesmo que as considere – para uma dimensão concreta das práticas sociais e escolares considerando a diversidade nas ideias, opiniões e formas de perceber o mundo e a vida.


Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivência - NEP/UEPG
nep@uepg.br
Copyright © 2009 UEPG - Núcleo de Tecnologia de Informação - NTI