Principais Rios de Ponta Grossa

Rio Tibagi

O rio Tibaji é um rio brasileiro que percorre o estado do Paraná, região Sul do Brasil. Integra a Bacia do Rio Paraná.

O nome Tibaji deriva do idioma indígena. O termo significa "muitas cachoeiras" (Tiba = "muito", e ji = "cachoeiras").

O rio Tibaji é o segundo em extensão no estado do Paraná. Suas nascentes localizam-se entre os municípios de Campo Largo, Palmeira e Ponta Grossa. Esta região é conhecida como Campos Gerais do Paraná. Seu curso percorre o estado de sul para norte atravessando o segundo e o terceiro planalto paranaense até sua foz, na margem esquerda do rio Paranapanema, divisa entre os estados de Paraná e São Paulo.

A bacia do rio Tibaji se estende por 41 municípios, cobrindo 25.239 km² no território paranaense.

 

Rio Pitangui

O Rio Pitangui é um rio brasileiro que banha o estado do Paraná. Seu nome em guarani significa rio vermelho, que evoca a cor de suas águas em épocas de chuvas, quando as enxurradas trazem sedimentos vermelhos da chamada Terra roxa, parte de sua bacia.

Tem sua nascente no sudeste do Município de Castro, junta suas águas com o rio Jutuba nos limites do Município de Ponta Grossa onde é barrado na represa dos Alagados que fornece água à cidade de Ponta Grossa.

Tem sua foz no rio Tibagi, ainda no município de Ponta Grossa.

 

Rio Verde

O Rio Verde é um pequeno rio brasileiro que banha o estado do Paraná. Este rio nasce e tem foz no município de Ponta Grossa é um afluente do rio Pitangui.

 

Rio São Jorge

O Rio São Jorge nasce a leste da cidade de Ponta Grossa e desemboca no Rio Pitangui, logo abaixo da barragem de Alagados. Um curso de água cheio de curvas que  possui grande número de cascatas, corredeiras e piscinas naturais, formando um cenário deslumbrante, sendo que  cachoeira principal tem cerca de 30 m de altura.

 

Monitor Leão

Informações Adicionais