Como fazer um Filtro

A água é tão necessária que o organismo humano sobrevive por cerca de três dias apenas, sem água. Ela ajuda a regular a temperatura interna do corpo e deve ser consumida mesmo em climas com temperaturas muito baixas. Em uma situação de sobrevivência, por exemplo, podemos obter água de diversas fontes e formas, como as águas de chuva retidas por bambus, cipós e poças de água no chão.

Por mais cristalina que a sua fonte de água possa ser, você nunca terá certeza se ela está livre de vírus e bactérias que podem nos causar doenças diversas, o que diminuiria suas chances de sobreviver. Com água aparentemente limpa, basta fervê-la por alguns minutos ou usar um meio químico para purificá-la, mas nem sempre teremos água cristalina à disposição, e saber alguns meios de como filtrar as partículas maiores é algo muito importante.

Por isso, é útil conhecer formas de tratamento e purificação de água, como usar pílulas ou tabletes de cloro, iodo ou permanganato de potássio ou fervê-la com recipientes metálicos. A água que vem direto da nascente pode ser consumida de imediato, mas as águas de um riacho, embora num ambiente natural, podem estar contaminadas por algum animal morto rio acima.

Uma técnica fácil de se filtrar a água e retirar dela materiais particulados e algumas bactérias é feita usando-se uma garrafa PET com uma camada de cascalho no fundo, sustentando uma camada de brita ou seixo rolado, sustentando a camada de areia intermediária e acima de todas uma de carvão. Embaixo de tudo, pode ser colocado um tecido tipo camiseta ou lenço (usar tecido branco, para evitar o  desprendimento de corantes), apenas para reter algum grão de areia que eventualmente passe pela brita.

 

O vídeo abaixo mostra como fazer um filtro usando materiais a disposição na natureza:

 

 

Monitor Leão

Informações Adicionais